Documentos Fiscais

Nota Fiscal Avulsa

Ao prestar contas de suas compras no sistema, é importante conhecer o que é a Nota Fiscal Avulsa (NFA), para que você saiba quando e como utilizá-la corretamente.

O que é a Nota Fiscal Avulsa?

A Nota Fiscal Avulsa é um documento fiscal emitido de forma individual, que tem a mesma validade legal que outros tipos de notas fiscais, como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). Ela serve para comprovar uma transação comercial, seja a venda de um produto ou a prestação de um serviço, especialmente em situações em que o emissor não possui um sistema próprio para emissão de notas fiscais eletrônicas ou não é obrigado a emitir notas regularmente.
Esse tipo de nota é muito utilizado por pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas que não têm alta frequência de vendas ou que não são contribuintes obrigados a emitir notas fiscais eletrônicas de forma contínua. Por exemplo, um MEI que vende eventualmente para uma pessoa jurídica pode emitir a Nota Fiscal Avulsa para comprovar a operação.

Quando usar a Nota Fiscal Avulsa?

Quando o emissor não possui sistema próprio para emitir nota fiscal eletrônica.
Para formalizar vendas ou prestação de serviços esporádicos.
Por MEIs que não têm obrigação de emitir nota fiscal para pessoa física, mas precisam comprovar vendas para pessoas jurídicas.
Para pessoas físicas que realizam vendas ou serviços e precisam comprovar a operação.
Em casos específicos, como devolução de mercadorias ou venda de bens do ativo imobilizado.

A emissão da Nota Fiscal Avulsa

A emissão da Nota Fiscal Avulsa geralmente é feita por meio do site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do estado ou da prefeitura do município onde a operação ocorreu. O processo é simples e não exige cadastro complexo, sendo uma alternativa prática para quem não possui um sistema de emissão próprio.


Por que é importante usar a Nota Fiscal Avulsa corretamente?

Ao prestar contas no sistema, anexar a Nota Fiscal Avulsa correta garante que sua operação seja formalmente comprovada e aceita pela fiscalização. Isso evita problemas futuros, facilita o controle financeiro e assegura a conformidade com as obrigações fiscais.
Want to print your doc?
This is not the way.
Try clicking the ⋯ next to your doc name or using a keyboard shortcut (
CtrlP
) instead.